sexta-feira, outubro 27, 2006

O Guei e o Pgesidente! *

Como se nada mais existisse para discutir neste país, volta e meia, lá volta a discussão da Monarquia vs Republica, adeptos de uma e de outra causa, esgrimem argumentos mais ou menos ridículos e estapafúrdios a favor ou contra um e outro modelo.
Tenho amigos monárquicos e tenho amigos republicanos, devo confessar que pessoalmente entre uma e outra venha o diabo e escolha. Os monárquicos são aquela rapaziada betolas, com aspirações a serem Condes, Viscondes ou quiçá Barões, alguns com uns apêndices pelosos sitos logo abaixo da narigueta, muito cuidados e enviesados com longas pontas retorcidas, acho que dá um ar nobre, foi a resposta que me deu um desses bons e inofensivos rapazes da monárquica causa, que porta uma tal bigodaça, percebo, disse-lhe eu em tom irónico, é que não tive coragem de dizer ao tipo que o único ar que ele tem é a de “roberto”, que para quem não se lembra, eram uns bonecos tipo marioneta que no antigamente andavam pelas feiras e romarias, fogo estou velho como o caraças.
Os republicanos são cada vez menos, ou seja 1 em cada mil Portugas, sabe o que é a republica e identifica-se como republicano, o resto da malta limita-se a andar por cá a ver passar os comboios, coisa que num país cretino que desinveste nesta importante modalidade do transporte público, não será fácil.
São vários os argumentos que a rapaziada real advoga, um desses é o do desenvolvimento e tal, que os países que são monarquias são desenvolvidíssimos, pois tá bem abelha, a Alemanha enquanto foi monarquia foi um espectáculo, a Inglaterra se não fosse o Parlamento estava bem arranjada, A França idem, e nós a julgar pela última dinastia sim senhor íamos bem encaminhados.
Outro argumento porreiro é aquele que diz que o Rei é educado para a sacrossanta função de representar o país e tal e coiso, ah é, não sabia dessa, já avisaram o Príncipe Carlos ou as suas crias, pela atitudes a coisa descambou um pouco. Um argumento mais falacioso é o da poupança ao erário público, talvez não sei, façam as contas o tipo reina 30 ou 40 anos, come e bebe à pala, faz nomear 375 conselheiros, viaja pelo mundo arrastando a camarilha chupista dessa nobreza falida e farroupilha da treta que vegeta pelas discotecas da capital a tratar os filhos por você. Não sei não! Essa peta da poupança não me convence.
Do outro lado o republicanismo pseudo democrático, que tão bem conhecemos o que me escusa de mais delongas, pois são democráticos, dizem eles, não tenho visto nada disso, bem pelo contrário, a nossa I Republica foi o que foi, o Estado Novo foi um fenómeno híbrido, era uma republica mas quem reinava era o Ti Oliveira, mas dizia-se que Portugal era o Império, que grande confusão.
A republica é por excelência corrupta e despesista, talvez até mais que a Monarquia, a republica sob a tal capa da fraternidade e igualdade, aprisiona e escraviza as massas, é uma espécie de ditadura da democracia, isto está bonito, onde uns poucos e sempre os mesmos se fazem eleger a si e aos seus, no fundo a republica é um sucedâneo da Monarquia. É uma espécie de Monarquia descafeinada.
Notem caríssimas amigas e amigos, que nada tenho contra uma ou outra forma de estado, para que conste nem a favor, até acho que a questão da Monarquia devia ser referendada, eu até votaria sim, só para me rir mais um pouco, porque se a palhaçada é o que é com a republica imaginem com a monarquia, o que não seria, com os mediáticos condes e viscondes que por aí andam a coisa seria mesmo de rebentar a rir.
*O autor tem um problema de dicção. (A piada tá um bocado estafada mas como não arranjei título melhor)

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

31 comentários:

Francis disse...

Bastou o título para me fazer guir (digo, rir :).
Consegues caricaturiar como ninguém (digo, ninguém mesmo) a sociedade portuguesa.
O grande problema é que tens razão.
Um abraço!

Anónimo disse...

Corrupção e Má governação houve em qualquer dos modelos ...
... institua-se um novo modelo para contentamento de todos ... uma monarpública ou uma repunarquia!...FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Cecilia M disse...

Tens razão que venha o diabo e escolha! Sabes acho que o nosso pais está cheio de "nobres"! até poderíamos fazer um programa de televisão para sortear uns títulos de nobreza associados claro está a uma renda vitalícia que permitisse viver de acordo com a nobre condição!

Teresa Durães disse...

concordo inteiramente entre venha o diabo e escolha

em vez dos três F (Fátima Fado e Futebol) teríamos algures um M (substituiria aquele programa da TVI que nem sei se continua a existir, o da casa).

Penso que até eu votava sim não por ser monarca que não sou mas só para rir do rei que vai nú!

Boa dia!

O Micróbio II disse...

"...alguns com uns apêndices pelosos sitos logo abaixo da narigueta..."... é curioso, pensei que esta característica fosse mais própria da indumentária republicana, a julgar pelas ilustrações dos nossos primeiros presidentes da república e tendo bem presente a máscara do nosso único exemplar que ainda defende a república com "unhas e dentes": Manuel Alegre... eu desde já afirmo que não tenho bigode!

Anónimo disse...

Minha Nossa Senhora o que foste buscar, vou já cortar o pouco bigode que tenho, nem sou monarquico nem sonb, sou um homem do povo , também já com uma certa idade, que claro me encontro aborrecido com estes tais snobs do 25 de Abril que pensam que o POVO é parvo ou burro, tenho a impressão que a fábrica ainda não fechou na fabriceta de criar politicos á pressão.
È altamente SOS a chamáda do actual chefe do PS a pedir uno e compacto nas hostes do PS na maneira de auxiliar o chefão nas matérias que julga estar na berra.
Diz o mesmo que as medidas são precisas para fazer face ao descalabro deste País, que a oposição é uma treta , que ele é que é bom e pensa no bem dos PORTUGUESES, que a situação das SCUT é necessária , para mal dos nossos pecados.
Porra acho que dá disse demais caguei e andei, desculpe rir ás gargalhadas um dia paga imposto, dá-me vontáde de emigrar mas até a idade é contra mim.
Qual apendice qual caraças , os homens de hoje não tem aqueles tomátes do antigamente, afogaram-se nas cheias, o que temos é uns coitadinhos que até o STRESS dos filhos lhes dá cabo da mona.touaqui

Nunovsky disse...

Excelente retrato da sociedade e do modo de mandar em Portugal. Mau, mau, é que tens a razão toda!

Bom FdS

Carla disse...

O tempo passa, a vida esmorece, mas…

No compasso lento das horas
Numa corrida contra o tempo
Marco presença mesmo
Que seja só para desejar
BOM FIM DE SEMANA!!!

Beijos
Nadir

eu mesma! disse...

Delirei com aquela de que a república é uma monarquia descafeinada! ainda me estou a rir!
ahahahhah
Pronto já passou!
Quanto aos monarquicos penso que um dos elementos que os distinguem, não é o bigode, mas sim um anel no dedo mindinho com o pseudo brasão mandado fazer no Frei Gravador depois de consultados livros de hieraldica para saber qual o brasão correspondente ao apelido que consta no BI e assim armar-se aos cágados. Os monarquicos mais rascas fazem o mesmo anelito com as iniciais interlaçadas tipo monograma dos lençois das nossas avós.
Eu não sou monárquica nem nada que se pareça mas julgo que há no imaginário de todos nós, a vontade de ter um antepassado conde ou marquês que pelo menos devia viver bem, cheio de mordomias.

Anónimo disse...

República corrupta, criminosa e podre como a nossa se dispensa, já deu o que tinha a dar, já está na hora do povo a abater como duma vaca louca se tratasse e a co-incenerar

Prof disse...

Olá Barão! Concordo com js: institua-se um novo modelo.
Bom fim-de-semana!

Titá disse...

fagtei-me de guir.
Beijos e bom fim de semana

Andreia disse...

Mal por mal, prefiro a republica... Corupção há nos dois, pelo menos na republica podemos mandar-lhe um pontapé no cu de vez em quando...

naoseiquenome usar disse...

Mais uma vez excelente. uma linguagem rebuscada mas de uma agradável leitura a provocar sorrisos sarcásticos.

Eu cá gosto de café, café :)

Mas devemos ter que fazer a plantação promeiro, para podermos colher um bom lote de ... café.

Um abraço.

Belzebu disse...

Bom, lá vou têr de deixar crescer uma moita sobre o lábio! Fartinho como estou destes républicanos, corruptos, mentirosos, despesistas, intolerantes e incompetentes,não me resta outra alternativa!

Saudações monarquico-infernais!

Anónimo disse...

Desde já peço desculpa mas eu também tenho um problema na fala.
O que está visto é que, tanto monarcas como republicanos, o que eles querem é pfoder... e como que manda pfode passam a vida a pfoder-nos. eheheh
Abraço e bom fim de semana.

Cucagaio disse...

O regime Monarquia/República é indiferente, o importante são as pessoas que depois exercem o poder, e assim, tanto se faz merda numa como noutra.

SA disse...

ja andam para ai tantos referendos qu só servem para atirar areia aos olhos dos portugueses e os fazer desviar das coisas importantes... alias e ja agora: alguém deu pela presença do nuno da câmara pereira no parlamento pelo partido monarquico... e que ele foi eleito

de Matos disse...

Como diz o outro, neste país é carnaval todos os dias...


abraço e bom fim de semana :)

sem-comentarios disse...

Não seria giro o D. Duarte agora substituir o Socrates ?? lol

gostei :)**

Unknown disse...

Bom fim de semana, também

HJ

RCataluna disse...

Cada vez gosto mais de ler este blog! Excelente texto!

Bom fim-de-semana!

A Professorinha disse...

Entre um e outro quem se lixa são sempre os mesmos... por isso... mantenho-me de fora da discussão :)

Anónimo disse...

O que eu chorei a rir com este texto! Se calhar também votava que sim, só para me rir!!! he he he
Abraços meu amigo!

lobices disse...

...agradecer a amável visita e retribuir o abraço

Å®t Øf £övë disse...

Barão,
Os nossos governantes aparecem na TV com o ar confiante de quem sabe muito bem o andam a fazer. Mas não sabem!
Guterres não sabia, Durão Barroso e Santana Lopes também não... e o Sócrates, nem mentir sabe...
Felizmente o fim de Sócrates também já está próximo. Mas já viste quanto tempo se perde com fulanos como Sócrates?
Agora imagina o que seria ter de aturar, esses com lhes chamas e bem, mediáticos Condes e Viscondes que por aí andam a coisa seria mesmo de rebentar a rir... e chorar por mais.
O menos cómico de tudo isso, é que continuariamos a ver o País a andar cada vez mais para trás e a afundar-se cada vez mais.
A mim parece-me que seria muito mais importante discutir formas de se fazer verdadeira politica, e de se fazer com que o País fosse competitivo, do que andarem a discutir esta questão de se ser um País Repúblicano ou Monárquico, que não nos leva a nada.
Bom fds.
Abraço.

Dad disse...

Muda a hora,… muda o tempo
Mas não posso deixar de te
Desejar um óptimo fim de semana!

Um beijinho grande,

Isa Maria disse...

com monarquia ou república, tou como tu: venha o diabo e escolha. nós seremos sempre o povo, a ralé, ou não?

Sofia.S disse...

Teremos de pensar entao, num sistema diferente, completamente inovador...
Tentar talvez a Utopia de Thomas More...
... neste, realmente, venho o diabo e escolha... entre o guei e pgesidente...lol

musqueteira disse...

meu caro barão... é tudo uma questão do artigo 288 alinea b). o dito referendo à républica faz todo o sentido... pois é um problema um tanto... complicado da constituição desta republica.

A Sonhadora disse...

eheheh...olha só posso é dizer isto...eheheh....kkkkkkkkk
eu gostaria também de ver...para rir mais um pouco....
abraço de mim