terça-feira, junho 06, 2006

A Rainha da Sucata

O Governo anda em bolandas com a famosa LPM, a Lei da Programação Militar, esta forma de delírio prevê dotar as FA de Portugal com meios militares credíveis que pssam assegurar um bom desempenho, onde e quando seja necessário enviar as nossas tropas, no entanto mais uma vez, esta LPM, já existiram outras com outros nomes igualmente canhestros e pomposos, irá dar com os burros na água.
O problema aqui é que os cavalheiros que são escolhidos para ministros da defesa, são duma atroz ignorância no que concerne às FA, para além do nosso país continuar a ter e a permitir uma certa megalomania ao meio castrense.
Alias, ministros da defesa com algum tino, nos últimos 30 anos nem rasto deles, como noutras áreas, sucederam-se uns atrás de outros os exemplos de incompetência e a mais completa e triste ignorância, ainda assim, dentro da categoria, o PSD leva vantagem sobre o PS, com a excepção do delírio Portas, pois produziu um ou outro ministro da defesa de qualidade sofrível, o PS parece não acertar, não há um ministro da defesa oriundo de gabinetes PS que tenha prestado.
O anúncio da venda de F16, de Alouettes e de Fragatas, coloca-nos finalmente na situação de termos de assumir a nossa vocação de Sucateiros, até aqui só comprávamos, e mal toda a sucata que os Ianques tinham de sobra, agora vamos também começar a vender essa mesma sucata. Os helicópteros Alouette tem mais de 60 mil horas de voo, não discutindo a sua relativa capacidade operacional, são sucata, datada em alguns exemplares do tempo da Guerra Colonial, as Fragatas da Classe João Belo, são chaços aquáticos com 40 anos, toneladas de ferrugem, tapadas por vinte ou trinta camadas de tinta, por último os F16, avião construído nos finais da década de 70, apesar de ainda ter uma grande capacidade operacional, são também sucata, pois devem ter milhares de horas de voo, são oriundos da Guarda Nacional dos Estados Unidos, que para quem não sabe é para onde vai o melhor da sucata das FA Americanas, são bons mas são sucata.
Resta saber quem compra esta sucata, só países de terceiro mundo, cujo poder de endividamento e a capacidade de pagar devem estar no vermelho, são esses os potenciais clientes, é a isto que estamos reduzidos.
Ressalve-se a coragem do actual Ministro da Defesa, finalmente assumiu a nossa vocação de Sucateiros.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

6 comentários:

agua_quente disse...

Venho agradecer-te a visita e comentário. Muito interessantes, os temas que abordas no teu blogue.

Rosario Andrade disse...

Bom dia, Barao!
Sem pre a meganomania a comandar os destinos dos pobres. Portugal sempre sofreu da doenca e agora está em estado terminal. E há sempre quem encha os bolsos quando os moribundos deixam de ter consciencia e vontade propria...
Bjico

Sonia Almeida disse...

Vim até aqui porque o teu comentário me suscitou curiosidade. Voltarei mais vezes.
Reparei que és de Almeirim. estive lá o ano passado, em casa duma amiga que casou com um moço daí. bela terra. :)
beijinhos

saltapocinhas disse...

A mim fizeste-me lembrar uma novela que adorei e que me divertia bastante!

saltapocinhas disse...

Já há melões??

berimbeladaparafuzeta disse...

Ó Barão...não te esqueças, que somos o CÚ da Europa!!!
socateiros e pobretes...somos!!!
Abraço